quinta-feira, agosto 31, 2006

Recomeçar de novo

Hoje é um dia diferente, hoje termina algo que irá ter um novo inicio não sei muito bem quando. Mais uma vez o “novo” mundo descartável em que vivemos hoje, obriga-me a recomeçar de novo a minha vida profissional…Até que seria bom visto que não andava muito satisfeito, mas sempre esperei algum respeito que acabou por não existir apenas se extingue um departamento e tudo o mais é extra para a empresa. Deixou de interessar a nossa prestação de serviço, o nosso conhecimento, o nosso trabalho, como se todo o tempo que aqui estivemos não contasse para nada…Sinto que foi um vazio, apesar da aprendizagem que obtive, como se apagasse 8 horas por dia durante o tempo que aqui estive!

Agora é continuar com as entrevistas de trabalho, que não sei porquê nunca começam à hora combinada, o que me irrita perfumadamente já não basta os nervos que se tem quando se vai às entrevistas ainda tem que nos deixar ali, à espera em salas vazias, despidas, com um quadro ou dois, só falta mesmo o espelho, com alguém do outro lado, a ver os nossos movimentos que quase parecem salas de interrogatório policial…Depois quando a entrevista começa há que por um sorriso, como se não tivesse havido qualquer atraso, já que o entrevistador nem se deu ao trabalho de pedir desculpa, e fazer figas para que sejamos a pessoa indicada, ou que eles querem para o trabalho. E seguir para a próxima entrevista, voltar para uma nova sala, mais vazia ou não, com ou sem quadros e novamente o entrevistador atrasado, dificilmente haverá algum que chegue a horas…

Certamente que se eu chegasse atrasado seria um ponto negativo para mim, ou até mesmo uma razão para não ser seleccionado, porquê razão não querem as empresas dar o exemplo? Eu fico com má impressão da empresa, mas afinal de nada serve, estamos num mundo descartável e eles é que decidem.

Sinceramente, tenho dificuldade em por isto tudo para trás das costas…Já fui responsável por pessoas e não era assim…Neste momento nem vontade tenho de conhecer possíveis novos colegas de trabalho, novos procedimentos, novas regras, para após uns anos ter de recomeçar novamente…

Infelizmente no nosso país cada vez mais é assim, já são raras as pessoas que ficam efectivas nalguma empresa e os contratos podem ser renováveis até 5 anos depois a empresa é que decide, decisão que raramente inclui efectividade!

Bem, vou gozar o último dia aqui, e quero acreditar que será melhor noutro sitio, ainda que não esteja minimamente definido!

9 comentários:

Leticia Gabian disse...

Querido,
Em primeiro lugar quero te desejar sucesso e que muitas portas se abram diante de ti. Em segundo, te aconselho a não querer imitar os modelos citados por você na sua postagem. Continue sendo quem é, do jeito que é, e pronto. Continue chegando antes da hora aos compromissos e entrevistas, sendo simpático e cordial com os outros, principalmente com aqueles subordinados a você.
Como a gente diz por aqui: bola pra frente que a fila anda!
Abração.

Menina Rabisco disse...

Joshua,
sei bem o que é isso de estar desempregada. Já estive temporadas grandes nessa situação. A chave é entupir todas as empresas e instituições possíveis com CV's, procurar emprego na net, no centro de emprego...mas isso tu já deves saber.

Uma questão que ainda não sabes é que existem muitas técnicas utilizadas pelas pessoas que fazem as entrevistas, para conhecerem a nossa personalidade. Uma delas é chegarem atrasadas. Quando o fazem estão, normalmente, a ver como reages em situações de stress.

E digo-te mais, se só fizerem isso, é óptimo. Sei de situações em que, para além de se atrasarem, são arrogantes e mal-educadas, tentam levar o entrevistado ao limite, para ver como é que ele reage e gere a situação.

A chave para nos sairmos bem é ficarmos calmos e sermos assertivos.

Portanto, muita calminha e tudo correrá bem. Força para este recomeçar.

Beijinhos, Menina Rabisco.

PS: a minha reunião correu muito bem!! :):)

Unknown disse...

Acredita que amanhã será um novo dia...acredita que o sol nasce todos os dias e todos os dias ele se esconde para dar lugar à lua.
Na vida há fases e talvez não estejas a viver a melhor...mas nunca estamos bem.
Amanhã também iniciarei aminha rorina, as horas marcadas e para cumprir...Acaba-se o ciclo das chamadas férias.
Bom regresso á tua busca !
Um abarço Brisa de palavras

Joshua disse...

Sda,

Por vezes não nem tudo tem que ter uma justificação, nem para tudo tem que haver uma razão...há coisas que o são e ponto final!

Tu és assim, sem justificação, és assim porque és, ponto final!

Que coisa, tem que ser tudo racional?

Joshua disse...

Pedir uma justificação é como pedir que eu te diga racionalmente o porquê...Certo?

Leticia Gabian disse...

Querido,
Já tem o que escutar lá no Som&Tom.
Coloquei seis músicas cantadas por mim. Apareça pra conferir, um abraço pra ti.

Anónimo disse...

Joshua,
Sou daquelas pessoas que acredita que nada do que acontece é por acaso. Sei que o momento que passas não é fácil, mas estamos aqui, para que, pelo menos, não te sintas só.
Já tu disse uma vez e volto a dizer. Há qualquer coisa que me faz estar em sintonia contigo.
Tudo o quanto te desejo neste momento, é que tenhas muita força para ultrapassar esta situação, pois o que virá, será melhor para ti. Mereces.
Deixo-te um beijo cheio de esperança.

Joshua disse...

Sda, ainda não tenho emprego...digamos que aproveito uns dias de ferias...Mas descansa continuo a procura!

Abreijos "PUTO"

Maria disse...

Recomeçar. Nada mais complicado. Ainda mais quando no momento não era aquilo que queríamos. No entanto, o ser humano é surpreendente não é? Surpreendemo-nos connosco mesmos constantemente e, talvez seja ou não seja uma surpresa para ti, mas tenho a certeza que este "recomeçar de novo" vai ser feito por ti com todo o mérito.

Força. Algo que tu tens, com toda a certeza.