quarta-feira, agosto 23, 2006

Teatro

Ultimamente sinto-me como um actor, sim um actor, mas um actor com o papel principal, disto que chamo a minha vida…O problema é que este actor principal, como outros actores de profissão, esqueceu-se de qual o seu papel, de quais a falas e o rumo desta peça! Normalmente no teatro há um ponto, que fica junto a banda, mas o meu ponto foi de ferias, como é normal nesta altura do ano em que Lisboa fica com menos habitantes, muitos tal como o meu ponto rumaram para o Algarve, qualquer dia o pais levantam-se devido ao peso/acumulação de pessoas que se encontram no sul do pais, porque de resto duvido que se levante…Continuo na tentativa de me relembrar de qual o meu papel e quais as minhas falas, mas acaba por ser em vão esta minha tentativa! O cansaço começa-se a apoderar de mim, tal como a saturação e entretanto mais um acto está prestes a chegar ao fim, desta vez sem qualquer nexo e, possivelmente, completamente fora do contexto!

Vejo-me em cena, novamente, e a cada momento sinto mais o improviso, há que improvisar pois a peça, vida, não pode parar, sinto mais que há pouco com que possa contar, até o palco poderá ser diferente amanhã, tal como na realidade a peça, onde eu entro, tem factores temporários…A realidade parece ser cada vez mais a realidade do descartável, tudo é feito para durar pouco, trabalho, relógios, carros, uma infinidade de coisas que na realidade real são cada vez mais descartáveis, há até relações e pessoas descartáveis! Esta peça, tal como já tinha dito, tem factores temporários, nomeadamente o trabalho, logo um dos palcos, onde é realizada esta peça, é temporário podendo mudar a qualquer instante, com ou sem aviso prévio e ai mais uma vez o actor tem de partir para o improviso e dar novo rumo a peça e caso isso aconteça qualquer actor terá de decorar novos papeis, provar novas roupas, trabalhar com novos actores, ter novos improvisos, enfim como recomeçar de novo. Sentir tudo pela primeira vez, aquele nervosismo miúdo de quem sobe ao palco pela primeira vez, o nervosismo da chegada de novos actores, esperar que as luzes se acendam novamente e torcer para que esta peça tenha mais sucesso que a anterior!

Esta peça poderá estar perto do fim e talvez recomece uma nova, logo de seguida com novos actores, num palco diferente e pode ser que a dada altura tenha de ser improvisada novamente…Por vezes chega a ser demasiado cansativo tanto improviso, direi que até mesmo saturante, mas tento me manter firme e continuar nesta peça, com ou sem ponto, com ou sem palco, com ou sem espectadores, com ou sem aplausos…Afinal eu sou o actor principal, realizador, encenador, figurino…e isto é a mina peça, poderia ser um filme, mas já há muito que deixei de ter tempo e paciência para efeitos especiais e montagens, deixo os filmes para ver ou para serem telas no teatro! O teatro é mais real, é mais sentido e acima de tudo é mais partilhado!
Há quem diga que quando sentimos isto é quando estamos perto da loucura, se assim é assumo estou louco, descompensei de vez, mas não vou deixar que actuem neste palco por mim!

5 comentários:

Menina Rabisco disse...

Joshua,

que texto lindo!! Daqueles que nos dão um murro no estômago e nos fazem arrepiar. Gostei muito. :)

Sobre o conteúdo não vou comentar porque ainda estou assoberbada.

Beijinhos.

Gaydreamings disse...

Ola
Que texto fantástico!!!!
Adoro o blog. Continua que já fazes parte do meu dia-a-dia

Anónimo disse...

Apenas hoje me senti com coragem de enfrentar os Vossos comentários ao meu último post. Não por receio do que poderiam ter para me dizer, mas por indecisão na continuidade do meu Blog.

Quando decidi partilhar convosco esta situação, fi-lo por uma questão de lealdade para comigo e, essencialmente para convosco, uma vez que não podia deixar que continuassem a partilhar comigo sentimentos tão importantes como o Amor, sem saberem que comentavam um Amor que se desvia dos valores morais da Sociedade.

Foi com grande surpresa e admiração, que me apercebi, após leitura atenta de cada um deles, o quanto me é importante a partilha da dor, da dúvida, da alegria e da tristeza. Senti-me profundamente comovida pela doçura, encorajamento, maturidade e beleza com que todos Vocês, sem excepção, me abraçaram.

Embora poste esta mensagem no meu blog, dirijo-me a cada um de Vós, em particular, em sinal do meu agradecimento e da Amizade que Vos tenho.

Contem comigo, como sei contar convosco.

Broken

Joshua disse...

Este post é apenas um desabafo com muitas entrelinhas, que todos conseguiram entender…

“Sda”,

Acredita que neste palco nunca estarás sozinho, neste muito descartável! Nunca é tarde para recomeçar, mas por vezes falta-nos a energia, recomeçar muitas vezes torna-se cansativo… “Gosto de saber dessa "Loucura" e desse querer viver a peça até ao fim” afinal é para isso que cá estamos!

Abraço, aquele abraço

“Pm”,

A tua escrita cativa, porque não crias um blog? É apenas uma sugestão…Tens razão quando escreves, “Também no teatro acabaram com os pontos, cada vez estamos mais sem rede, na vida e no palco” mas sabe bem ter alguém que nos guie… “Nada está escrito, somos nós que vamos rascunhando aos poucos o que vamos ser e o que já somos” adorei esta frase…fiquei, como se costuma dizer, sem palavras!

Abração

“Menina Rabisco”

Não precisas de comentar, ficou tudo dito com o teu simples comentário!

Um beijinho

“…”

Obrigado pelo comentário, devo dizer que achei piada à maneira como assinas, simples reticencias! Afinal há sempre algo mais!

Abraço

Broken

È incrível o que a amizade nos pode dar, o poder que ela tem em nós, mesmo sendo ela desta maneira, virtual… Seria injusto se condenasse alguém, por discordar da sua maneira de estar ou até mesmo de viver, se fosse para condenar seria juiz. Aprendei a aceitar os diversos pontos de vista de cada ser, mas a manter sempre os meus ideais, podes aceitar sem concordar. È bom termos um espaço, neste caso, onde podemos desabafar pura e simplesmente desabafar, sem que sejamos condenados e quando isto acontece aproximamo-nos, sem dar-mos conta de tal. Acho que o teu blog deveria de continuar, porque para alem de ser um blog és tu, apenas tu e isso é o que interessa acima de tu, sermos nós próprios!

Um beijo de um “amigo virtual”

Joshua disse...

“PM”, Adorei o “abreijos”! Podes contrariar sempre aquilo que eu escrevo, assim ensinas-me a ver outros pontos de vista, afinal só assim se aprende! Em relação ao teu blog já lá dei um salto, quero ver se um destes dias o consigo ler, tenho uma tara de ler os blogues desde o início (quando as pessoas me cativam)!

Abreijos e até ao próximo post (“,)