quinta-feira, setembro 14, 2006

Casamento versus tradição

Na semana passada tive conhecimento de um casamento, um casamento completamente diferente do que estamos habituados. Primeiro juntaram-se, organizaram a vida em comum, tiverem um filho, até que na semana passada resolveram dar o nó!

Dois dias antes de darem o nó, comunicaram a família, mais próxima, e alguns amigos mais chegados que se iriam casar no registo civil de manhã… Chegado o dia do casamento, que nem era preciso testemunhas, lá foram para o registo civil, e aqui é que começa o casamento completamente diferente do que estamos habituados, ou vulgo, casamento tradicional. No registo civil alguns familiares quando chegaram já eles se tinham casado, foram feitas as felicitações e seguiram até ao cabeleireiro, antes uma pequena passagem pelo super mercado El Corte Inglês para comprar um lanche para os amigos e familiares que mais tarde se iriam reunir em casa do recém casal. Depois da ida ao cabeleireiro e ao super mercado foi tempo de preparar o lanche, com tudo o que tinham comprado no dito supermercado, e de se vestirem para a festa…Vestimenta essa confortável, uns jeans uma túnica e estavam prontos para receber os amigos mais chegados…Acendem-se umas velas pelo jardim e assim se celebra o acto, o casamento, ouve-se uma musica, cd colocado pelo casal, conversa-se um pouco e chegando à meia noite começa a sessão de fotos, tirar algumas fotos para recordar o dia…O casamento com poupa e circunstância, a grande festa do casamento será somente para o ano, este dia não deixou de ser completamente diferente daquilo a que estamos habituados!

Se o casamento já não é aquele aparato todo, o vestido branco, a igreja, o copo de água (que normalmente se demora uma eternidade a encontrar um sitio que se goste), o casamento não deveria de ser para todos, apesar da sua religião, sexualidade? Afinal o casamento é aquilo que dois seres querem e como querem, fazendo ao contrário ou não, com vestido branco, ou não, ou porque apenas dois seres se gostam de tal maneira que desejam fazer esta união…
Afinal a tradição já não é o que era, o significado será sempre o mesmo!

3 comentários:

Menina Rabisco disse...

É claro que o casamento deveria ser para todos da forma que mais desejarem. O Problema é a hipocrisia da sociedade, dos políticos e legisladores que teimam em apenas ver um modelo familiar quando na realidade existem muitos outros.

Bom regresso.
Beijinhos.

Leticia Gabian disse...

O engraçado é que quando menina nunca sonhei com o casamento em igreja e nunca me vi vestida de noiva. E, adulta, continuei fiel à minha falta de vontade para com o tradicional. O que vale são os votos de amor (até que ele dure) entre o casal e as reais intenções de viver, um em companhia do outro, até quando funcione e dê certo. Beijos.

Gaydreamings disse...

A tradição manda que o casamento seja entre homem e mulher. Manda que seja de papel assinado. Manda que tenha vestido branco...Enfim! Mas que tradição? quando o vestido branco já se deixou de usar há tantos anos, o papel já deixou de se assinar,no entanto os homossexuais continuam a existir na mesma proporção que a tradição! Irónico não?